FWK - Erro ao executar smartclient

Atualizado em: 16/02/2023

Problema
Ao executar o smartclient, ocorre um erro no aplicativo QtWebEngineProcess.exe, informando que a aplicação não pôde iniciar corretamente.

Solução
Essa ocorrência esta atrelada ao uso do SmartClient através de compartilhamento de rede que não é homologado. Conforme documentação oficial sobre o SmartClient (https://tdn.totvs.com/display/tec/SmartClient+-+Sistemas+operacionais), a partir da liberação do SmartClient 170117 foi desaconselhado o uso da ferramenta via compartilhamento de rede, dada sabida lentidão devido ao grande conjunto de arquivos que compõe o produto, com a liberação do componente TWebEngine (Chromium).

A partir do SmartClient 19.3.0.x o uso via compartilhamento de rede não é mais homologado, devido a um problema conhecido relativo ao arquivo QtWebEngineProcess, que pode causar a queda do SmartClient quando iniciado em caminhos (paths) UNC, exemplo: \\Server2\Share\dir\smartclient.exe

As issues a seguir relatam este problema e foram encerradas sem solução pelo nosso fornecedor (Qt), o que impede o uso do SmartClient via compartilhamento de rede:

- QtWebEngineProcess.exe cannot find dlls when it is located on a network drive https://bugreports.qt.io/browse/QTBUG-85873
- When starting a webengine based example from a network share then it will fail to start the QtWebEngineProcess.exe https://bugreports.qt.io/browse/QTBUG-8463
- QtWebEngineProcess.exe fail to find Qt5Core.dll if in virtualbox shared drive? https://bugreports.qt.io/browse/QTBUG-84303
- Issue 103902: Chrome not working at mounted/network drive https://bugs.chromium.org/p/chromium/issues/detail?id=103902

Utilize uma instalação local do SmartClient, configurando o update automático de acordo com as  informações disponíveis em https://tdn.totvs.com/pages/viewpage.action?pageId=6064898